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Arquitetos: Woods Bagot
- Ano: 2024
Descrição enviada pela equipe de projeto. O metrô de Sydney é o maior projeto de infraestrutura da Austrália. Quando concluído, Sydney terá 31 estações de metrô e mais de 66 quilômetros de uma nova linha, oferecendo uma solução de transporte de padrão internacional para uma cidade global. Absorvendo 96% dos serviços de trem de Sydney, a Estação Central forma a espinha dorsal de toda a rede ferroviária. A renovação tem capacidade para acomodar 40.000 passageiros de metrô a cada hora – um aumento de 60% em relação à capacidade atual.
Essa atualização única em um século foi realizada por Laing O’Rourke e projetada por Woods Bagot em colaboração com John McAslan Partners. O principal arquiteto do Woods Bagot, John Prentice, afirma: “A visão de projeto e a abordagem colocam a experiência do cliente no centro da transformação.”
“A implementação de espaços abertos, como a nova cobertura e acabamentos do saguão, e o caminho principal, melhoram significativamente a circulação e a legibilidade da estação, resultando em um desenho que é fácil e intuitivo para todos os usuários, independentemente do modo de transporte utilizado.”
“As novas inserções de metrô e o saguão são projetados para serem intencionais, funcionais e ricamente esculturais, complementando as qualidades históricas da estação original. A seleção de materiais estabelece as propostas em seu contexto local e fornece uma qualidade cívica às novas obras da estação,” acrescenta Prentice.
O ponto central da atualização é a construção de duas novas plataformas de metrô estrategicamente posicionadas sob as existentes 13 e 14. Essa adição cria uma importante conexão, ligando o novo metrô com os serviços ferroviários regionais e inter-regionais existentes.
Outra característica chave da renovação é o novo percurso interno, um saguão subterrâneo de 19 metros de largura projetado para melhorar o fluxo de pedestres. O corredor conecta a Chalmers Street e o Sydney Light Rail diretamente às novas plataformas de metrô, além de fornecer acesso mais fácil às plataformas 16-23. O percurso inclui a instalação de escadas rolantes e acesso por elevador às plataformas suburbanas pela primeira vez.
O diretor de projeto, Domenic Alvaro, afirma: “As escolhas elementares e materiais para o percurso interno foram ancoradas em uma profunda nostalgia pela história de Sydney. A experiência de deslocamento contínuo, possibilitado pelo projeto centrado nas pessoas, rivaliza com as icônicas estações de trem em grandes cidades ao redor do mundo – criando uma estação que Sydney (e a Austrália) merecem.”
Unificando a atualização da estação está o novo saguão Norte-Sul e o saguão Norte reformado. Ele substitui túneis pedonais escuros por um hall público iluminado na tradição dos grandes salões de trem ao redor do mundo. Novas conexões melhoram a orientação dos usuários, e a permeabilidade entre os ambientes circundantes é aprimorada.
O diretor do estúdio McAslan + Partners, Troy Uleman, afirma: “O saguão norte reimaginado criou um novo coração que respeita a arquitetura eduardiana existente da estação. O novo teto intersecta e contrasta sensivelmente com os edifícios históricos de arenito, enquanto claraboias criam uma sensação única”.
Por meio de um design inteligente e colaboração da indústria, a nova estação obteve uma classificação 6 estrelas em Green Star Design e As Built. Já a estação reformada obteve a classificação Leading Infrastructure Sustainability (IS). O novo metrô oferece tempos de deslocamento significativamente reduzidos por meio de sua rede de trens sem motorista, com um percurso de 4 minutos para Martin Place, 9 minutos para North Sydney e apenas 15 minutos para Chatswood da Central Station.